terça-feira, 15 de julho de 2014

Oddworld: o mundo estranho de Abe está de volta!


Houve uma época em que desenvolver um jogo de Oddworld. Em uma entrevista recente ao portal Metro, o criador da franquia, Lorne Lanning, lembrou da época em que, apesar de o jogo Abe's Oddysey vender 5 milhões de cópias, a Oddworld Inhabitants, empresa da qual é co-fundador, não recebeu nenhum centavo de royalties da publisher. "Agora, se você for a todos os outros developers que dizem 'Oh, nós vendemos um milhão de unidades', e perguntar-lhes quantos cheques de royalties eles receberam, será algo como 'Ah, bem, isso é uma ferida'".

Entretanto, apesar de a Inhabitants ter chegado a fechar as portas em 2005, ela reabriu em 2010, e após portar os jogos antigos da franquia em alta resolução, será finalmente lançado o primeiro novo jogo da série em quase uma década: Oddworld: Abe's Oddysee New 'n Tasty (PS4, PS3, PSVita, Wii U, PC, Mac e Linux) tem lançamento marcado para o dia 22 de julho.


A esperança veio após Lanning e seu antigo parceiro Sherry McKenna perceberem o crescimento das empresas indies no mercado de games, através da PSN, Xbox Live e Steam. Naquela época, disse Lorne Lanning ao Metro,"estávamos fartos dos termos. Estávamos fartos com o que estava acontecendo."

O fechamento da empresa em 2005 aconteceu porque eles queriam continuar a criar o mundo de Oddworld da mesma forma que George Lucas e Walt Disney administraram suas criações, adicionando novos elementos à cada nova iteração. O dinheiro para renascer das cinzas veio de revisões justamente nos valores de royalties a serem recebidos por jogos anteriores, no que os criadores encontraram milhões de dólares em erros contábeis, sempre contra eles, curiosamente.

O último jogo da série, lançado em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário