sexta-feira, 30 de maio de 2014

Watch Dogs ensina crianças que hackear é bom? Ah, para ¬¬

Watch Dogs é o jogo que vende mais rápido na história da Ubisoft - esse já é um fato, poucos dias depois do lançamento. Entretanto, nem todo mundo está feliz com o sucesso do game, e não estou falando das pessoas que não gostaram das versões de PS3 e Xbox 360.


Glenn Beck (este rapaz acima) é um apresentador de rádio e TV norte-americano, conhecido por suas posições conservadoras e suas ligações com o Tea Party, o grupo mais extremo do Partido Republicano. Em um de seus mais recentes programas, resolveu falar sobre o jogo da vez:

"A ideia ali é que eles estão te ensinando a hackear e então tornar-se o voyeur supremo das vidas de outras pessoas - incluindo os quartos delas - hackeando seus telefones e tudo o mais. [...] O jogo esta ensinando as pessoas a hackearem em tudo que está em seu quarto. O que diabos está errado conosco? O que estamos pensando? Nós estamos convidando isso para a nossa casa e nossas vidas. Estamos ensinando isso às nossas crianças com o propósito do entretenimento."



E aí eu te pergunto: porquê as pessoas são contra uma indústria que fatura bilhões sem matar ninguém? Todo hacker é ruim? Indivíduos assim são mal informados ou mal-intencionados mesmo?
 
Seja lá o que for que passa pela cabeça dessas pessoas, o caráter passa longe dos jogos que a pessoa joga: é algo que vem de outras fontes. 

Além disso, a ideia de que todo hacker automaticamente é uma "pessoa do mal" é algo que deveria ser deixado nos anos 90: a maioria das empresas de segurança de dados emprega hackers em seus quadros de funcionários, no mundo todo, justamente porque essas pessoas, sabendo passar por barreiras de segurança, podem ajudar a reforçá-las contra os ataques de indivíduos com o mesmo nível de conhecimento e intenções geralmente ilegais.



Finalmente, se Watch Dogs pode ser incentivo para uma criança querer fazer alguma coisa, pode ser a atividade de programar computadores - algo cada vez mais necessário na conjuntura atual. Os desenvolvedores percebem isso: nos últimos dias, além do "Assista Cachorros" (#zuera) também foi lançado o título digital Transistor, onde você comanda um programa de computador, que usa funções de programação como skills em um RPG de ação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário