terça-feira, 3 de junho de 2014

Bubble Bobble: um pedacinho da infância



Bubble Bobble foi lançado pela empresa Taito em 1986, inicialmente para arcades e, na sequência, desenvolveu o jogo para computadores e consoles.

É um dos jogos que mais joguei nas horas vagas e também com diversas pessoas no colégio ou em casa... é uma lembrança muito boa da infância e uma saudade imensa de não ter uma boa máquina virtual para emular ele em um computador atual.

Com o nome バブルボブル Baburu Boburu, é um jogo de ação e plataforma em que os jogadores viajam por uma centena de fases, soprando e estourando bolhas, eliminando inimigos e coletando uma variedade de itens. Ele se tornou muito popular e teve uma longa série de sequências e spin-offs. O principal objetivo do jogo é resgatar as namoradas de Bub e Bob de robôs e outros inimigos.

Durante o jogo, cada jogador controla um dos dois dragões: Bub e Bob. O jogador pode mover-se ao longo de plataformas, saltando e indo para cima e para baixo, semelhante à maioria dos jogos de plataforma .

O jogador também pode soprar bolhas. Soprando em direção os inimigos, os mesmos ficam aprisionados na bolha e quando ela estoura...morrem! Após o estouro, cada inimigo 'solta' um item diferente, alimentos e objetos para serem usados por Bub ou Bob. 

Os alimentos são consumidos e viram para pontos, por exemplo, uma explosão de um inimigo equivale a um item alimentar no valor de 1000 pontos, dois inimigos estourados viram 2000 pontos e assim por diante; até somar pontos para ganhar uma vida.


Vale lembrar que a versão para Master System (que a SEGA programou o port do jogo) teve 200 níveis!

Em outubro de 2005, o jogo foi lançado para Xbox, PlayStation 2 e PC, como parte da série Taito Legends, uma compilação dos clássicos de arcade da empresa.


No final do ano de 2006, um novo port foi lançado para celulares na Europa e Japão. Já em 31 de dezembro de 2007, uma versão de NES de Bubble Bobble foi disponibilizada no Virtual Console do Nintendo Wii, custando 500 Wii Points, equivalente a US$5.

Durante o Natal de 2011, uma nova versão para o Amstrad CPC, entitulada Bubble Bobble 4 CPC ou BB4CPC pela CNGSoft, foi um 'update' da versão original/oficial da "CPC version".

Por fim, a versão de Famicom foi lançada na Nintendo eShop em outubro de 2013, para Nintendo 3DS e em janeiro de 2014 para o Nintendo Wii U.

              

Um comentário: