segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Square Enix, cadê o Dragon Quest X?


Quem conhece minimamente a Square Enix sabe que nem tudo é Final Fantasy: no Japão, ela compete consigo mesma, lançando as séries FF e Dragon Quest, que até o início dos anos 2000 eram inimigas, antes da fusão da Squaresoft e da Enix Co. O problema é que Dragon Quest X não está dando as caras no Ocidente - a empresa afirma que é um movimento mais arriscado, pois trata-se de um MMORPG para Wii, Wii U e PC, Android, e a versão de 3DS, que foi lançada no último dia 4 de setembro. 


Dragon Quest sempre teve uma estrutura mais clássica de RPG japonês, com batalhas por turnos, sem nem mesmo incluir os diferentes sistemas complementares que Final Fantasy começou a ter desde os 16-bits. Para compensar isso, a arte de todas as versões é de ninguém menos que Akira Toriyama, o criador de Doctor Slump e Dragon Ball!

Quem não reconheceria a arte?

Mesmo sendo um MMORPG, DQX ainda é um jogo por turnos, com encontros nos quais você tem ações de forma mais sequenciada conforme a agilidade do personagem. Assim, não é exatamente o tipo de  estrutura de jogo que MMOs ocidentais costumam utilizar - passa longe de ser algo com jogabilidade em tempo real, mas não parece exatamente ruim por isso. Essa provavelmente é uma das razões pelas quais a Square Enix demora-se tanto a tomar uma decisão.


Nesse último domingo, dia 7, entretanto, membros da equipe do jogo anunciaram que têm vontade de trazer este jogo para este lado do globo - mas querer não é poder nesse caso. "Como é um MMO, precisamos considerar a operação e logística necessárias para que isso seja viável", declarou o produtor Yuu Miyake.

Sou obrigado a concordar com a empresa. Além das diferenças de jogo para o que faz sucesso por estes lados, como World of Warcraft, ainda é preciso entender se DQX daria dinheiro: não adianta montar servidores e contratar tradutores e equipe de relacionamento se isso for durar somente um ano ou menos, por exemplo.


Além disso, a Square, apesar de estar em franca recuperação, teve dois anos de resultados negativos nos últimos anos, o que tornaria esse um movimento mais caro (e perigoso) do que em outras épocas.

Fico na torcida que isso chegue por aqui... Até porquê, todos os servidores são unificados: jogadores de Android podem interagir com os de Wii U, os de Wii com 3DS, Wii U com PC, e por aí vai.

NA TORCIDA! /o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário