quinta-feira, 31 de julho de 2014

10 motivos para a Nintendo comprar a Capcom, pelamor de Arceus!



Vocês provavelmente já ouviram falar que a Capcom está à venda desde que a diretoria da empresa japonesa decidiu retirar a proteção contra compra de ações... E, desde então, ouviram-se rumores sobre quem poderia comprá-la - provavelmente, outra empresa de games.

As principais razões que levaram à abertura das ações foram o declínio de algumas franquias - como Resident Evil - e a falta de apelo de games mobile, que, ao dividir os esforços da empresa sem o retorno esperado, também drenou recursos de jogos de console, diminuindo lançamentos anuais em números absolutos.

A legislação japonesa privilegia compras entre companhias nipônicas: apenas se ninguém por lá se interessar é que compradores internacionais podem tornar-se acionistas majoritários ou mesmo donos de 100% dos ativos de uma empresa de capital aberto. Isso faz com que a lista de possíveis compradores seja diminuída consideravelmente... E anda assim, para ser majoritária, a compradora só precisa de cerca de 500 milhões de dólares (vulgo meio bilhão). Falemos de algumas possíveis compradoras:


Namco: é uma parceira e também desenvolvedora de jogos de luta, especialmente. Não seria interessante ter tantos jogos do mesmo segmento numa empresa só. Seria ruim para esse mercado, e então nem deve ter despertado interesse.

FARIA BEM: Street Fighter Online - após os atuais ajustes de rota com Soul Calibur e Tekken em modelos Free to Play, provavelmente este seria um título com pouca chance de erro, especialmente se Rise of the Incarnates se mostrar o jogo que a Namco quer que ele seja.


Sega-Sammy: depois da compra da Atlus (e das sucessivas e desesperadas promoções dos games desta no 3DS), acredito que não há gordura para a holding queimar nesse momento.

FARIA BEM: Viewtiful Joe - é plataforma, tem um estilo que se comporta bem em audiência orientais e ocidentais, e tem personagens com uma pegada mais cool, exatamente como Sonic e sua turma... E que tal um crossover?


Square Enix: está em recuperação, depois de dois anos fiscais bem ruins... Logo, também não seria um investimento seguro, apesar de a Capcom e a Square compartilharem da política de "quanto mais DLC e jogos mobile, melhor".

FARIA BEM: Breath of Fire - a SE certamente não cancelaria o Breath of Fire 6 para mobile - mas no mínimo mudaria seu nome, lançando o próximo capítulo numerado para consoles, e talvez com aquele visual de anime parecido com o clássico quarto jogo da franquia, para PS1, rivalizando, por exemplo, com a série Tales no Japão, e trazendo um estilo visual e de jogo até hoje cultuado pelos fãs americanos.


Konami: talvez o estilo cartunesco e colorido não seja o mais próximo da biblioteca de Metal Gears, Pro Evolution Soccer, Castlevania e outros produtos, mas seria esse o melhor motivo para uma aquisição. Com mais variedade visual, é fácil chegar a públicos maiores.

FARIA BEM: Resident Evil - quem é fã do horror de zumbis certamente concorda que eles poderiam dar uma novo ânimo à série, especialmente depois de Resident Evil 6 - um jogo esquecível. Imaginem um RE dirigido por Hideo Kojima, e podem sacar o que quero dizer.

OBÓVIAMENTE... Deixo a minha aposta pessoal para o final. Vou direto para os meus 10 motivos :P

1) RESSUSCITOU MEGA MAN: a Nintendo colocou Mega Man em Smash Bros. 4 (3DS/WiiU), apenas porque os fãs pediram. A Capcom nunca ouviu esses apelos. A Nintendo faria novos e ótimos jogos da franquia, e de todas as séries, muito melhor do que a própria Capcom conseguiria hoje;

2) PROXIMIDADE NOS EUA: o Japão já é um país relativamente pequeno, com facilidades de comunicação - logo, lá esse é um quesito irrelevante. Entretanto, as duas empresas estão situadas, nos EUA, no Estado da Carolina do Norte (5 MILHAS DE DISTÂNCIA?), o que possibilitou, na semana passada, um vídeo da série Nintendo Minute na sede da Capcom:



3) EXCLUSIVIDADES: Monster Hunter, o maior sucesso entre os games da Capcom no Japão atualmente, terá novamente o lançamento exclusivo em plataformas Nintendo: a primeira versão do quarto game chegou apenas para o 3DS por lá, e a versão Ultimate vem para o Ocidente no portátil e no Wii U, somente. Além disso, franquias como Ace Attorney são exclusivas desde seu surgimento;

4) VARIEDADE: vale o mesmo que foi dito sobre a Konami, mas de uma outra forma... A Nintendo tem jogos hoje considerados mais casuais, ou de nicho, e com poucos títulos realmente hardcore, recorrendo à Platinum e à franquia Metroid Prime, por exemplo. Talvez a expertise da Capcom faça muito sentido, com a inclusão de Street Fighter, Devil May Cry, Breath of Fire, Darkstalkers, Monster Hunter, Resident Evil e tantas outras poderia ajudar a recuperar mercado frente à Sony e à Microsoft, que abocanharam essa fatia na geração passada graças à fama do Wii;



5) RECOMEÇO: é um momento no qual ambas as empresas precisam repensar suas estratégias de mercado, e ambas têm o que aprender uma com a outra. A Nintendo, por um lado, precisa entender que o online não é mais privilégio, e sim o padrão da indústria - mesmo que continue com suas ótimas experiências de single player e multiplayer local, modos online são necessários, como Mario Kart 8 bem demonstra. Por outro lado, a Capcom precisa parar com os investimentos mobile, que, além de consumir recursos sem o retorno a nível global, são considerados uma forma de desrespeito com franquias antigas, dado o tratamento chulo dado a elas (Rockman X-over não me deixa mentir).

6) ONLINE: como falamos acima, a Nintendo ainda não acordou para os mundos online em consoles - e a Capcom é pioneira em lidar com eles, tendo o Monster Hunter desbravado fronteiras no PS2, juntando jogadores globalmente. Quem sabe dessa compra não sai até mesmo um Mario Online, com partidas com múltiplos jogadores passando por fases de plataforma que exigem quatro, oito ou mais jogadores?

7) TRABALHO CONJUNTO: a Capcom foi a única empresa externa na qual a Nintendo já confiou uma de suas mais estimadas franquias - Zelda Oracle of Seasons/Ages (GBC), além de Minish Cap (GBA), além do remake de A Link to the Past para o portátil. Eles comprovadamente têm profundo respeito à Nintendo, e a recíproca é verdadeira, se vermos como os movimentos de Megaman em Smash Bros têm referências a pelo menos 7 jogos da série principal.



8) A VOLTA DE INAFUNE: o criador de Megaman, Keiji Inafune, trabalhou diretamente em Zelda Minish Cap, além de ser um diretor que tem potencial para memes e apresentações públicas após o sucesso do Kickstarter de Mighty no.9, que também será lançado para Wii U e 3DS. Talvez, com um novo comando na empresa, Inafune possa finalmente querer voltar para a empresa que é dona de suas maiores criações.

9) CROSSOVERS: Mario x Megaman. Fire Emblem x Breath of Fire. Um jogo de luta Nintendo vs Capcom (já que a Disney acabou com a licença para um novo Marvel vs Capcom). Metroid May Cry. Viewtiful Joe no espaço com Fox McCloud - ou ainda correndo em um novo F-Zero. As possibilidades são quase infinitas!

10) RESPEITO MÚTUO: apesar de tudo, assim como a Sega manteve a Atlus operando de forma independente, a Nintendo provavelmente faria o mesmo com a Capcom, mantendo um clima de respeito, sem acabar com times de desenvolvimento, e, no máximo, corrigindo a rota de alguns games, como, por exemplo, os rumores de que Street Fighter V teria um modo online com o famigerado "Pay to Win" - ou seja, com upgrades e técnicas especiais que custem dinheiro real.


Pensem a respeito. Eu fico na torcida :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário