terça-feira, 13 de maio de 2014

Akihabara: o bairro dos sonhos



 
Quem não ia se perder e gastar até o que não pode, né?!


Akihabara, também chamada "Akiba", é um bairro no centro de Tóquio, que é conhecida por suas muitas lojas de eletrônicos. Nos últimos anos, ganhou reconhecimento como centro otaku do Japão, com o surgimento de muitas lojas e estabelecimentos dedicados a anime e mangá, modificando o local antes apenas de lojas de eletrônicos no distrito.


O bairro está em um processo de remodelação, com a adição do complexo Akihabara Crossfield, visando promover o local como um centro de tecnologia eletrônica e do comércio mundial. Aos domingos, a rua principal fica fechada, a passagem de carros fica proibida das 13:00 até as 18:00.


Eletrônicos: 

São centenas de lojas de eletrônicos que oferecem de tudo: câmeras, televisores, telefones celulares, componentes eletrônicos e eletrodomésticos, produtos dos mais novos aos bens de segunda mão e lixo eletrônico. Vale lembrar que alguns dos eletrônicos à venda são destinados apenas para uso no Japão devido à tensão e outras diferenças técnicas, documentação de língua japonesa e garantias limitadas. No entanto, várias lojas também apresentam uma seleção de modelos internacionais destinados para uso no exterior, e a maioria também oferece "duty free" para turistas estrangeiros na compra de mais de 10.000 ienes (claro, o passaporte é requerido).


Otakus:


O perfil de Akihabara mudou constantemente ao longo das décadas e continua a se transformar. Na última década, o bairro emergiu como um centro de cultura japonesa, com muitos animes, mangás e souvenirs relacionados. As dezenas de lojas especializadas em anime, manga, games retrô, bonecos, jogos de cartas e outros colecionáveis acabaram preenchendo os espaços entre os varejistas de eletrônicos.

Além de lojas, vários outros estabelecimentos relacionados com o tema tornaram-se populares na área, especialmente cafés com as "maids" e garçonetes, que atendem os clientes da mesma forma em que aparece em animes e mangás. São os "comics cafes", um tipo de cafeteria onde os clientes podem ler quadrinhos, assistir a DVDs e ter acesso à internet.



É uma visita de tirar o folego, né?
Para quem ficou curioso, aqui vai uma voltinha em uma das lojas de games do bairro!

Até a próxima  :)




Super Potato em Akihabara - Parte 1 (by Andy San)

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário