segunda-feira, 26 de maio de 2014

Para noooossa alegria: Retron 5 foi lançado nos EUA!



Imagens by Gamespot


É isso aí povo, finalmente o console deu a largada no mercado gamer! E não fiquem tristes... temos um representante oficial da Hyperkin no Brasil: a Jogo Barato!

Antes de falar do novo console, vamos apresentar nosso representante: Maicon Barbosa! (à direita na foto abaixo)

"No final dos anos 80, um presente me foi dado, o Dynavision 1, compatível com cartuchos de Atari 2600, nascia ali uma nova paixão: videogame! Com o passar dos anos, seus bits aumentaram, Nintendo, Master System, Mega Drive, Super Nintendo (que saudade) este foi o que mais me marcou em meados da década de 90, 3DO, Sega Saturn, Playstation 1, bons tempos que não voltam mais. 

Em 2003, mais um presente, este sim, mudaria minha vida, um Atari 2600, para muitos motivos de piada, para mim, motivo de respeito e admiração, despertou em mim um novo hobby, colecionar vídeo games.

De tanto comprar itens pela internet, percebi o quão vasto era este campo, comecei a vender os itens repetidos em um site de leilão coletivo, em pouco tempo descobri um novo talento.

Para mim, o mais valioso são as novas amizades criadas, pois depois que o comprador recebe o item, e o mesmo esta conforme descrição, um elo de amizade e confiabilidade é criado entre o vendedor e comprador, muito das vezes chegando ao ponto de comprarem apenas por e-mail e não por intermédio do site de leilão coletivo.

Passados exatos 8 anos, senti a vontade de fazer algo diferente, abrir minha própria empresa, criar um site que atenda e satisfaça todos os gamers deste país, quem sabe até se tornar um ponto de encontro de idéias e opiniões geradas por seres pensantes."

E agora, uma conversa com o criador da Jogo Barato:


Você foi com a intenção de achar parceiros na E3 ou foi algo do destino?!

Bem, pela Jogo Barato, fiz a inscrição para a E3, a principio era apenas para conhecer o PS4, Xbox One , novos lançamentos e conhecer pessoalmente o pessoal por trás dos games, os criadores e designers. Como tenho outro projeto que trabalho paralelamente com a Jogo Barato, que é a parte de desenvolvimento de jogos on-line, em sociedade com o programador Thulio Ferraz Assis, nos juntamos para este desafio, o Thulio é um programador fantástico, nós descrevemos o projeto do jogo e publicamos. Para nossa surpresa 2 empresas se interessaram pelo projeto e marcaram reunião conosco. Fui para os EUA, participei das reuniões e fui para a E3, e foi lá que vi a chance de conseguir um grande parceiro a Hyperkin, eles viram que fiquei muito entusiasmado com o Retron 5. Começaram a falar comigo, ai me apresentei, fomos para o escritório e passei minhas idéias, voltei para o Brasil e eles continuaram em contato comigo, até fechamos a parceria.


Com a expansão do mercado de games por nuvem, como você vê a chegada de consoles retrôs (Retron 5 e Supaboy, por exemplo) para o mercado brasileiro?

Sim isto é o futuro, apesar de eu ser colecionador de games e PCs antigos, sou louco por tecnologia, caminhamos para isto mesmo. Vejo com bons olhos, conheço muitas pessoas, que tem vontade de matar saudade dos tempos de infância, mesmo não colecionadores, eles só querem se divertir, mas o mercado de consoles usados é limitado e quase não encontramos eletrônicas que aceitem consertar aparelhos antigos, o jeito é comprar consoles usados, que a qualquer momento pode dar algum problema, e você fica limitado apenas ao RF no máximo uma saída A/V, sendo que muitos já usam TVs de LCD, os gráficos não ficam a mesma coisa, perdem qualidade. No quarto onde deixo meus consoles ainda mantenho uma tv de tubo, justamente para poder usa-los sem perder a qualidade de imagem.

O Retron 5 vem justamente para ajudar nesta parte, ele tem saída HDMI 1080p, faz upscalling, também consegue melhorar o áudio, tem controles sem fios, mas para quem gosta de usar os controles antigos, também é possível, e para quem não tem espaço ou dinheiro para comprar vários consoles, ele é 5 em 1, facilita e muito a vida de quem gosta, já reservei um lugar na sala da minha casa para o Retron 5, outra coisa ele tem slot SD card, portanto você poderá salvar seus jogos a hora que quiser.


A recepção dos mais jovens, que não participaram da 'geração Atari', como foi?!

Foi natural, quem não conhece, acaba perguntando, alguns tem curiosidade de saber como é, ou acabam pesquisando a respeito, é uma nova geração, mais independente, quem gosta de jogar o Mario no Wii, não veria muito problema em jogar a versão do SNES, o foco é a diversão.



Você planeja ampliar os produtos que virão para o Brasil? Já possui mais parcerias ou tem planos para novos caminhos?

Sim já estamos em negociação para trazer novos produtos, novas parcerias hoje não, pois quero me dedicar e muito a parceria já conquistada, fazer um bom trabalho, cumprir as metas e buscar a satisfação total de nossos clientes.


Você é dono/fundador da Jogo Barato, como surgiu a ideia e a oportunidade de criar a marca e encontrar um grande público?

Bem, comecei como colecionador, depois de muito comprar pela internet e torrar minhas economias nisto, vi que tinha muita coisa repetida, pois quando aparecia algo em melhor estado que o da minha coleção, ou mais completo, eu comprava na hora, até chegar ao ponto de eu não ter mais espaço em casa, para ganhar espaço, comecei a vender os produtos repetidos, e o dinheiro que ganhava com isto, investia tudo em produtos para minha coleção, cheguei a ter mais de 100 consoles, fiz muitas amizades com os compradores, isto era o mais legal, percebi um novo talento, o de vendedor, a partir dai, comecei a investir nisto, deu muito certo e fundei a Jogo Barato, dei este nome, pois quando comprador o meu foco era este, comprar Jogo Barato. Fazer parte de grupos de colecionadores é muito gratificante e edificante, pena que nem sempre temos tempo de ir pessoalmente aos encontros, conhecer seus amigos on-line pessoalmente é muito bom, relembrar o que ela comprou de você e vice-versa, tirar dúvidas, conhecer alguns itens raros, enfim é um mercado muito grande.

Na E3 2013, teve a parte vintage, com protótipos, arcades, consoles ligados, para todos poderem jogar e foi uma área muito visitada, sempre tinha pessoas jogando, o contraste com novas tecnologias foi emocionante, eles recriaram um espaço com móveis dos anos 70, TV com detalhes em madeira, sofá, mesa e colocaram um Atari 2600 Light Sixer ligado, com vários cartuchos, era sentar escolher seu cartucho e jogar, achei a ideia fantástica, o melhor de tudo foi ver uma criança interagindo com aquilo tudo, ela pegou o cartucho, meio que sem saber o que fazer com ele, olhou para o console e com certo receio encaixou o cartucho no slot, e perguntou ao seu pai, e o CD? Ele riu e ligou o aparelho, e ficaram jogando os 2 por um bom tempo, fiquei só observando aquele momento, ela se divertiu e muito, mesmo com um jogo simples para a época de hoje, e o pai dela mais ainda pois relembrou os tempos de sua infância, até o momento de os 2 parecem crianças, rindo, se divertindo, deu até dicas ao seu pai, o vídeo game também é isto, pode unir as pessoas, seja on-line ou off-line, novas amizades são criadas neste meio, independente do jogo ser simples ou completo o principal é a diversão.


Também temos um projeto social, participamos de alguns eventos sociais, tentamos levar um pouco de alegria através do vídeo game, ver uma criança de 10 anos que nunca jogou um vídeo game na vida pode parecer mentira mas não é, ver ela se interagindo pela primeira vez é legal por outro lado triste.

Enfim temos um mercado imenso aqui, e as grandes empresas sabem disto nem tanto que já montaram suas fabricas no Brasil.


Para finalizar: algum recado para os leitores do blog?

Se você tem algum sonho, e acreditar nele, mesmo que os outros achem impossível, tente, se não conseguir, tente de novo, até conseguir. Quando comecei a vender produtos vintage, muito acharam a idéia meio absurda, que não tinha futuro, público para isto, mas consegui provar para eles ao contrário.


Por fim, sobre a Jogo Barato:

* Política: Busca contínua pela qualidade, desde a compra de nossos produtos, inserção no site, atendimento on line, rapidez no envio, até o pós venda, pois buscamos a satisfação total de nossos clientes.

* Missão: Conseguir jogos com preços compatíveis e justos. Ter um site que não foque apenas em vender e sim, em ser um ponto de encontro dos admiradores de games, respeitando a opinião de cada um.

* Visão: O videogame esta muito acima de ser apenas um aparelho eletrônico, muitas vezes ele é nosso amigo e nos ajuda a conseguir novos, isto é o mais importante. Cada geração de console acompanha sua geração de usuário e vice-versa, cada indivíduo teve um console que o marcou em determinada época de sua vida, isto faz parte da sua história, assim como um amigo (a) e namorada (o).


Agora... o console!!





Ele tem seis entradas para controles, 2 para cada um dos consoles: NES, SNES e Genesis.

O Retron 5 permite que você use qualquer controle que está conectado ao sistema, independentemente do tipo de jogo que se está jogando. Um jogo de SNES, por exemplo, pode ser jogado com um controle de Genesis/Mega Drive.

Infelizmente, a experiência com a parte de GameBoy será apenas para um jogador, diferente de antigamente que tínhamos o cabo link para jogo com dois ou mais jogadores. A empresa ainda não conseguiu reproduzir a funcionalidade do cabo no seu console.

Em um rápido olhar para a parte de trás do sistema, encontra-se uma entrada para cartão SD que é usado para cheats, screenshots, atualizações de firmware e fazer save-stats (igual no emulador). Há também uma porta mini-USB para carregar os controles do próprio console, uma porta HDMI e entrada para a fonte. A Hyperkin incluiu cuidadosamente adaptadores de tomada para a Europa, o Reino Unido, Austrália e China.

Por utilizar emulação na sua 'mother board', o Retron5 ainda não aceita 100% dos jogos lançados, mas os firmwares devem consertar aos poucos essa pequena falha.

Olhem só a comparação entre a imagem do Retron3 (video componente) e agora o Retron5, utilizando HDMI:



Maaaas, apesar do Retron suportar múltiplos sistemas, ele não vai funcionar se você colocar mais de um cartucho nele, por enquanto... no Retron3 funcionava! Vamos aguardar :P

Os save-stats, cheats e backups de bateria ficam na memória do Retron, que supostamente deveria dar conta de toda a biblioteca de todas as plataformas suportadas. Infelizmente, se ele não reconhece os dados (corrompidos ou com algum problema), você perde o arquivo e tem que começar tuuuudo de novo. [Mas isso acontece até nos originais, né?]

Pelo teste do GameSpot (onde baseamos o texto com tradução livre), o cartucho do Super Metroid não funcionou... aí entra aquela questão semelhante no Supaboy: os chips diferentes e a transmissão de dados entre console e cartucho...nem sempre vai dar certo. É uma caixa de Pandora. hehe

Bom, esperamos que tenham gostado da breve apresentação do novo console do momento! ;)
Até a próxima e...COMENTEM! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário