segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dreamcast: quando o sonho dos consoles acabou pra Sega


O fato de a SEGA hoje não ser mais tão poderosa tem um nome: Dreamcast. E é uma pena que seja assim.

Lançado no Japão em 1998 e no resto do mundo no ano seguinte, o DC (ou Dream, para os "íntimos") foi o último console de mesa lançado pela empresa mãe de Sonic. A máquina, claramente à frente de seu tempo, foi fruto de uma iniciativa conjunta da produtora japonesa com gigantes como a Microsoft - a lenda diz que foi este projeto que começou a interessar a companhia do Vale do Silício a investir nesse mercado, inclusive.


Assim como o Nintendo 64, haviam consoles de diferentes cores; e a mídia vinha para bater de frente com o início do DVD, mesmo ele ainda não sendo utilizado em jogos: o GD tinha este nome por ter a capacidade de 1GB em disco.

Infelizmente, o fracasso comercial veio, e a troca de comando na Sega, no início de 2001, fez com que a empresa focasse sua produção em software, descontinuando a produção do aparelho. Entretanto, novos modelos continuaram a ser lançados no Japão, e games continuaram a ser produzidos em terras nipônicas até meados de 2007.

A herança importante do período de vida do console no Ocidente foi, provavelmente, a qualidade dos games exclusivos (como Crazy Taxi) e das conversões de jogos de arcade, como a série Capcom vs SNK.




Ainda hoje, muitos colecionadores procuram pelo console justamente pelo valor de seu hardware: em sua época, utilizou de grandes parcerias alardeadas entre os fãs e a mídia especializada, e o design de hardware e software são a última geração de inspirações no Megadrive (16-bits) e no Saturn (32-bits), como pelos já citados games que só podiam ser jogados por ali - pelo menos, até serem disponibilizados para download pelas redes PSN e Live.

A SEGA hoje atua como parte do conglomerado Sega-Sammy, mas conseguiu retomar parte de seu público fiel, além de comprar a Atlus em 2013, se tornando dona de todas as franquias da megassaga Shin Megami Tensei, incluindo a popular série Persona.


2 comentários:

  1. Tenho saudades nenhuma do Dreamcast.
    Ele tá ligado aqui na TV da sala.

    ResponderExcluir
  2. Jogando online no DC-PC ( Dreamcast)

    https://www.youtube.com/watch?v=Ev7AMMvlTx0

    ResponderExcluir